A partir de hoje segunda-feira (1) começa a valer o decreto do Estado de São Paulo que prevê a reabertura gradual das atividades econômicas não essenciais. Para cada cidade será avaliado o grau de avanço da Covid-19 e a capacidade de leitos disponíveis.
O decreto divide as cidades em quatro fases: vermelha, laranja, amarela e verde. Cada fase de classificação correspondera a diferentes graus de restrição de serviços e atividades. São José do Rio Preto foi classificada na fase laranja e, por isso a abertura funcionará da seguinte forma:
Galerias e shoppings de rio preto: Lotação limitada a 20% da capacidade de público, funcionamento com horário reduzido (4 horas seguidas) e proibição de praças de alimentação.
Comércio: lotação limitada a 20% da capacidade de público e funcionamento com horário reduzido (4 horas seguidas).
Serviços: lotação limitada a 20% da capacidade de público e horário reduzido (4 horas seguidas).
Bares, restaurantes e similares continuam fechados trabalhando no serviço delivery.
Salões de beleza, barbearias e academias também continuam fechadas
O governo de SP também publicou um protocolo sanitário que deverá ser cumprido pelos estabelecimentos. Dentre as recomendações, o texto sugere o aumento no número de caixas preferenciais para atendimento ao público dos grupos de risco.
O mesmo decreto também prorrogou o período de quarentena para até 15 de junho. Até lá continua a obrigatoriedade do uso de máscaras para quem sair às ruas.
Foto de capa: Governo do Estado de São Paulo
Por Dayana Dornelas