Juros caiu de 3,75% para 3% ao ano, bom período para financiar imóveis.
O Comitê Monetário do Banco Central (Copom) anunciou no último dia 6, a diminuição da taxa básica de juros da economia, a Taxa Selic, de 3,75% para 3% ao ano – considerada uma redução histórica. Essa é a sétima redução consecutiva do atual ciclo de baixa, iniciado em julho de 2019. Com a queda, investimentos e aplicações também sofreram alterações, pois são corrigidos de acordo com a taxa. Segundo o comitê, há possibilidade de ter futuros novos cortes nos juros.
Foi uma medida adotada pelo governo, justamente para estimular a compra de imóveis, pois o setor de construção civil é uma das principais áreas que empregam mão de obra. A baixa dos juros ajudam as pessoas a comprarem, sejam à vista ou a prazo.
Caso a opção escolhida seja financiar, é necessário avaliar as opções oferecidas pelas instituições bancárias. Podendo optar pelo financiamento ligado à taxa referencial; o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), por ter entrada menor; ou ainda, pagar um pouco a mais, para saber qual será o valor nos próximos anos. De acordo com especialista, a melhor alternativa para o momento, é o IPCA.
Foto: Freepik
Por Beatriz Moreira