PUBLICIDADE
Primeira vacina contra o coronavírus testada em humanos apresenta resultados positivos
18/05/2020 16:59 em Saúde

A empresa conta que a vacina é segura e que os voluntários produziram anticorpos semelhantes aos dos pacientes que se recuperaram do novo coronavírus.

A empresa americana de biotecnologia Moderna anunciou nesta segunda-feira (18) que a primeira vacina contra o novo coronavírus testada em humanos pareceu ter respostas positivas, sendo segura e estimulando a produção de anticorpos semelhantes aos dos pacientes que se recuperaram da doença.

As respostas positivas são baseadas no teste feito com as primeiras 8 pessoas, que receberam 2 doses da vacina a partir de março. Elas eram saudáveis e seus anticorpos foram capazes de impedir a replicação do vírus. Essa é a característica mais importante para comprovar a eficácia de uma vacina. 

A empresa norte-americana informou que está seguindo um cronograma acelerado e que a segunda fase de testes será marcada em breve com a participação de 600 voluntários. Essa fase já foi liberada pela Food and Drugs Administration (FDA), correspondente a Anvisa do Brasil. A terceira fase de testes está prevista para ocorrer em julho e contará com a participação de milhares de pessoas saudáveis. 

Caso todos os testes apresentem os resultados esperados, a vacina pode estar disponível no final do ano ou no início de 2021. Ainda não é possível saber quantas doses podem ficar prontas em um primeiro momento, mas a Moderna afirma que está fazendo o possível para produzir o maior número de vacinas. 

Lembrando que ainda não há nenhuma vacina ou tratamento eficaz contra o novo coronavírus. No entanto, dezenas de empresas e pesquisadores nos Estados Unidos, China e Europa estão correndo para produzir uma vacina eficaz contra o vírus.

Segunda fase de testes será em breve e contará com a participação de 600 voluntários

Foto: Reprodução

Por Camila Moraes Camilo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!