PUBLICIDADE
5 Músicas que Falam Sobre Relacionamentos Abusivos
05/05/2020 23:38 em Entretenimento

Outro dia uma amiga minha me disse que a música "Por Causa De Você" da Kelly Key falava sobre um relacionamento abusivo. E é engraçado porque eu lembrava um pouco da letra da música mas não conseguia ligar ela a esse tema. Foi aí que eu fui ler a letra e fiquei chocado quando realmente prestei atenção no conjunto total das informações. E foi pensando nisso que eu resolvi trazer aqui outras músicas que falam sobre relacionamentos abusivos e que possivelmente você não sabia ou nunca prestou atenção.

 

5 – Cinnamon Girl – Lana del Rey

Em “Cinnamon Girl”, Lana Del Rey expressa sentimentos conflitantes sobre um relacionamento intenso e possivelmente doentio, enquanto implora ao seu interesse amoroso por “nutri-la” em vez de machucá-la.
Nesta música, Lana faz alusão à sua história com os homens, enquanto justapõe temas como amor e doçura com coisas mais sombrias, como drogas e dor. Vale lembrar que “Cinnamon Girl” faz parte do aclamado álbum “Norman Funcking Rockwell”, de 2019, que garantiu muitos elogios dos maiores críticos do mundo e uma indicação ao Grammy como melhor álbum do ano.

“Há coisas que eu quero te dizer, mas vou apenas deixar você partir
Se você me abraçar sem me machucar
Você será o primeiro a fazer isso”

Clique aqui para ouvir

 

4 – Silence Looks Good On You – Rachel Taylor

Essa é a menos conhecida da lista, mas ouso dizer que é a mais tocante e a que muitas pessoas que sofrem ou sofreram com algum relacionamento abusivo vai se identificar de maneira muito dolorosa. Rachel Taylor é mais conhecida por ter feito parte de uma banda pop indie lá em 2008, e pra resumir: a banda não deu muito certo e em uma de suas investidas na carreira solo, Rachel gravou o EP Come Alive (2014) que inclui a triste “Silence Looks Good On You”.

Em uma versão dessa música gravada para o YouTube, a cantora revelou que ao invés de guardar a experiência ruim de uma relação tóxica, decidiu transformar em música para que outras pessoas se identificassem e para que elas soubessem que não estão sozinhas. Tem uma atriz com o mesmo nome da cantora, então pode ser um pouco confuso fazer pesquisas e procurar por suas músicas. Mas vai lá que vale a pena. Te garanto!

“Quando você me colocou em um canto, lágrimas em meus olhos com medo
Então você me deitou no chão com minha cabeça para baixo e você disse:
”O silêncio fica tão bem em você, querida, você não pensa assim também?”
O silêncio fica bem em você”

Clique aqui para ouvir

 

3 – Slide Away – Miley Cyrus

Se você não tava morando em uma caverna durante os últimos 10 anos, você deve conhecer a história de amor de Miley Cyrus e Liam Hemsworth. E também deve saber todas as idas e vindas desse casal tão emblemático e polêmico. Miley e Liam foram de um casamento relâmpago reservado, a uma separação estranha em pouco tempo. Atualmente eles continuam separados e cada um na sua, mas muita coisa aconteceu até o mais recente término. Relacionamento difícil ou não, Miley claramente compôs essa canção como uma forma de colocar pra fora a difícil decisão de ter que se afastar de alguém que se ama, e também foi uma forma de se despedir de Liam. As más línguas dizem que os dois se amavam muito mas o casamento era bastante conturbado e envolvia o uso de drogas e bebidas.

“Era uma vez algo feito pra nós dois
Acordamos um dia e tudo virou pó
Querido, nós fomos encontrados, mas agora estamos perdidos
Então é hora de deixar ir’

Clique aqui para ouvir

 

2 – The Heart Wants What It Wants –
Selena Gomez

Você também tem a sensação de que tudo que a Selena Gomez canta/compõe é uma indireta para o Justin Bieber?
Ufa, então não sou o único e me sinto menos mal. O fato é que talvez “The Heart Wants What It Wants” seja a que mais ilustra a relação que os dois tinham. Tanto a letra quanto o clipe oficial, mostram uma Selena vulnerável e frágil que não consegue dar fim a uma relação extremamente abusiva, afinal de contas, “o coração quer o que o coração quer”. A introdução da versão do clipe deixa claro o quão abusiva a relação era e o quanto a Selena estava mal com tudo isso. E assim como em “Bleeding in Love”, aqui também se têm uma visão externa da relação, onde Selena ouve os conselhos de pessoas que enxergam todo o mal porém não consegue sair desse looping de sofrimento só para receber o mínimo de amor em retorno da pessoa amada.

” A cama está ficando fria e você não está aqui
O futuro que temos é tão incerto
Mas eu não vivo enquanto você não me liga
E vou apostar, contra tudo, que dará certo”

Clique aqui para ouvir

 

1 – 26 – Paramore


“26” não é a única música sobre relacionamento abusivo que Haley Williams compôs, mas com certeza é uma das mais importantes de sua carreira, tanto para ela quanto para os fãs, que sabem de sua luta contra a depressão, muito provavelmente causada por uma longa e dolorosa relação. “26” é sobre não perder a esperança. É um conceito oposto ao hit “Brick by Boring Brick” de 2009, onde Hayley criticou os sonhadores sem fundamento na realidade. E quando ficou mais velha (26 na época da composição), acabou se tornando o que criticou. Essa referência “Brick by Boring Brick está logo no comecinho de “26”. O jeito como essa canção toca quem sofre ou sofreu em um relacionamento abusivo é especial; dói, te faz lembrar dos momentos ruins, mas também te dá esperança de um novo amanhã. E em muitos casos, esperar por um amanhã diferente é o único fio de fé e esperança que pessoas psicologicamente e fisicamente abusadas podem ter.

“Você me deixou amarrada, mas eu fico perto da janela
E falo comigo mesma sobre os lugares que eu costumava ir
Espero que algum dia eu só flutue para longe
E esqueça cada coisa cínica que você disse
Quando você vai me ouvir?
Cara, você realmente me derruba”

Clique aqui para ouvir

Por hoje é isso, pessoal! Do fundo do meu coração eu espero que vocês não tenham se identificado com nenhuma dessas músicas, que nada disso tenha feito sentido pra vocês. Mas se fez, eu garanto que vai ficar tudo bem. E eu queria dar um conselho menos clichê e que fosse de fato ajudar, mas não posso. Só você pode se ajudar!

Até a próxima! 

 

Fotos: Reprodução/ YouTube

Por: Marcelo Tobias

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!