O resultado positivo de combate ao novo coronavírus no país é atribuída as medidas de isolamento e quarentena adotada três dias após o registro do primeiro caso. Autoridades paraguaias comemoram os resultados e planejam a reabertura da economia para o próximo dia 04 de maio.
Após um mês de registrar o primeiro caso de Covid-19 em solo Guarani, o Paraguai zerou o número de pacientes com a coronavírus em unidades de terapia intensiva (UTI). O anuncio foi feito pelo presidente Mario Abdo Benítez nesta quarta-feira (29), em entrevista coletiva.
"Podemos dizer que hoje não temos uma só pessoa em terapia intensiva devido ao novo coronavírus”, declarou Abdo ao lançar uma plataforma virtual na qual a população poderá controlar o destino das verbas destinadas ao combate à pandemia.
Abdo tambem afirmou que a redução dos casos é consequência direta da drástica decisão adotada no dia 10 de março de decretar uma quarentena obrigatória e paralisar as atividades não essenciais, apenas três dias após o registro do primeiro caso no país.
"Antes mesmo das medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde", ressalta a autoridade máxima do país.
A partir de 4 de maio o Paraguai adotará a chamada "quarentena inteligente", um retorno gradual às atividades de trabalho e lazer com medidas de distanciamento social e higiene rígida. Entretanto, as fronteiras continuarão fechadas até o mês de dezembro.
O Paraguai registrou 239 infectados e 9 mortos por covid-19.
Imagem: Brasil Escola - UOL
Por: Juliano Sposito