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Isolamento social aumenta número de ligações para o CVV em Rio Preto
Saúde
Publicado em 29/04/2020

O Centro de Valorização da Vida está procurando novos voluntários para auxiliar no atendimento das ligações que dobraram devido à pandemia do novo coronavírus.

 

O período de isolamento aumentou a procura pelo serviço do Centro de Valorização da Vida (CVV). O serviço funciona com ajuda de voluntários que, por telefone, dão apoio emocional a quem precisa.

Em média, o centro em São José do Rio Preto (SP) atendia, diariamente, cerca de 150 ligações, após a pandemia de coronavírus esta média aumentou para 240 ligações. Aos finais de semana, os números dobraram, a média de 300 ligações subiu para 605.

Para atender esta demanda, os 22 funcionários que trabalham no CVV precisam se desdobrar e fazer mais plantões para atender as ligações. Neste período de quarentena, não é possível fazer as capacitações presenciais, por isso o centro está oferecendo uma plataforma digital para capacitar novos voluntários.

O voluntário precisa doar seu tempo e sua atenção para quem deseja conversar com outra pessoa de forma anônima, sigilosa e sem julgamentos ou críticas.

A maior parte das ligações neste momento são para auxiliar as pessoas sobre o Covid-19, medo da morte, medo da doença e os impactos do isolamento. De acordo com o CVV, algumas pessoas chegam a ligar mais de quatro vezes para ter companhia.

Em Rio Preto, os voluntários trabalham das 7 às 23h, mas o serviço funciona 24 horas por dia através de uma rede que é interligada em todo o país. O número do CVV é 188 e a ligação é gratuita.

Os interessados precisam ser maiores de 18 anos e ter disponível pelo menos quatro horas disponíveis por semana. O voluntário participa de um curso gratuito de preparação para começar a atender. A inscrição pode ser feita através do site do CVV: https://www.cvv.org.br/inscricao-para-novos-voluntarios/

Centro de Valorização da Vida

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973.

Os contatos são feitos pelo telefone 188, pessoalmente nos 120 postos de atendimento ou através do site, por chat e e-mail. Nestes canais são realizados mais de dois milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 3.400 voluntários em todo Brasil.

 Por Vanessa Alves

Imagem: AssisCity

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