PUBLICIDADE
Respirador pulmonar criado pela USP é aprovado em testes com humanos e segue para aprovação da Anvisa
27/04/2020 16:45 em Saúde

Aparelho apresenta custo 15 vezes menor se comparado aos ventiladores existentes no mercado, utiliza componentes nacionais e leva menos de 2 horas para ser fabricado

 

O ventilador pulmonar emergencial criado por um grupo de pesquisadores da USP para suprir a alta demanda hospitalar devido ao COVID-19 foi aprovado nos testes técnicos e segue para a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O protótipo é 15 vezes mais barato que outros respiradores do mercado e pode ser fabricado em até 2 horas. 

Intitulado Inspire, o respirador mecânico foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) - entre eles engenheiros biomédicos, mecânicos, mecatrônicos, eletrônicos e de produção - juntamente com a iniciativa privada. 

O ventilador foi testado em 4 pacientes no Instituto do Coração, dentro do Hospital das Clínicas, na cidade de São Paulo, entre os dias 17 e 19 de abril e segundo avaliações técnicas, o aparelho foi aprovado em todos os modos de uso, não apresentando problemas nos pacientes que receberam a ventilação. Além dos testes em humanos, o equipamento foi testado antes em animais dentro da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP nos dias 13 e 14 de abril e também recebeu aprovação das avaliações técnicas.

O aparelho, que foi desenvolvido pela equipe do professor da Poli Raul González Lima utiliza componentes e tecnologias nacionais, o que garante que o respirador seja mais barato - cerca de R$ 1 mil - do que os existentes no mercado, aproximadamente R$ 15 mil. O tempo para a produção do Inspire também se mostra um diferencial, o respirador é fabricado em até duas horas. O pesquisador e professor da USP enfatiza que a universidade é apenas responsável pelo projeto, mas que a fabricação dos respiradores devem ser feitas por empresas homologadas pela Anvisa. 

Camila Camilo

Foto: G1

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!