PUBLICIDADE
Com uma autobiografia à vista, a dubladora Selma Lopes conta detalhes de sua carreira construída ao longo de setenta anos
04/11/2019 16:34 em Entretenimento

Atualmente com 91 anos de idade, ela divide seu tempo com dublagens no Rio de Janeiro, local onde reside, mas também com aulas ministradas em escolas especializadas para formação de atores e, consequentemente, para a interpretação em dublar. 

 

04/11/2019

Por Nando Silva, às 16h11

 

A busca por dubladores brasileiros continua, e com foco neste objetivo, o Sextou do último dia 01 de novembro conversou com uma das mais conceituadas e importante nome deste segmento artístico. Após conversar com Philippe Maia e Miriam Ficher, a Whoopi Goldberg, ou melhor, Selma Lopes, foi a convidada para um bate-papo sobre sua carreira.  A paulista e também conhecida por doar sua voz e interpretação a artista norte-americana, interpreta Marge Simpson, uma mulher de cabelos grandes e azuis e que é casada com Homer, personagem cômico e calvo, ambos protagonistas do desenho “Os Simpsons”.

Em entrevista ao programa, Selma aborda sua vida dedicada ao trabalho artístico, construído nos estúdios de dublagem, como atriz de rádio e radionovela. Em seus quase 70 anos de carreira, começou a galgar seu espaço graças a trabalhos distribuídos em estúdios paulista e carioca. Assim que chegou ao Rio, participou de um concurso numa emissora, e após se candidatar à vaga para interpretar uma das mocinhas da trama, recebeu o aval positivo da emissora para atuação. “Havia um concurso na Rádio Mauá, que na época funcionava no Ministério do Trabalho. Fiz o teste, passei, ganhei. E o prêmio era um ano de contrato. Foi o meu primeiro contrato no Rio de Janeiro.”

Depois de sua passagem pela Rádio Mauá, atuou na Mayrink Veiga também na capital carioca, ao qual esteve até seu fechamento ocorrido após o Golpe Militar, em 1964. Como atriz de novelas, trabalhou na TV Globo durante 25 anos e sua participação está presente em produções, como “Balança Mas não Cai” (1970); “Dancing Days” (1978); “Chico Total” (1996); “Sítio do Picapau Amarelo” (2006)”; “Zorra Total” (2012-2014); entre outras.

Ainda sem data de lançamento, Selma Lopes planeja lançar um livro em que vai destacar toda a sua trajetória de vida e artística. Atualmente com 91 anos de idade, divide seu tempo com dublagens no Rio de Janeiro, local onde reside, mas também com aulas ministradas em escolas especializadas para formação de atores e, consequentemente, para a interpretação em dublar.  Selma Lopes tem grande importância para a dublagem brasileira, já que, ao lado de Orlando Drummond, são considerados os primeiros a talhar a arte em solo brasileiro.  

Durante a entrevista, Selma também destacou sua vida ao lado do Zacarias, integrante do quarteto “Os Trapalhões”, e falecido em 1990 aos 56 anos. Ainda falou sobre a dublagem brasileira e os estúdios espalhados por alguns lugares, tais como Campinas, Porto Alegre e Belo Horizonte. Ouça a entrevista com Selma Lopes através do link.

 

Foto: Divulgação/ Oficina de atores

COMENTÁRIOS