O blog Ecconomiza vai esclarecer para você leitor que o cartão de crédito não é o vilão, e sabendo usá-lo, ele pode te trazer até benefícios. Já pensou nisso?
O cartão de crédito deve ser usado como um meio de pagamento e não de gastos. Para isso que tal fazer um controle financeiro e saber exatamente onde você está ‘passando’ esse cartão.
Então vamos de dicas!!
Vamos definir limites pessoais para cada gasto no cartão
Aqui todos sabem que o cartão de crédito tem um limite estipulado pela instituição financeira, não é mesmo? Ai, você acaba utilizando todo esse valor em compras. A melhor maneira de usar esse cartão seria você adequando a sua renda a sua realidade.
Por exemplo: você utiliza o cartão para fazer o supermercado, é importante saber dentro do seu orçamento qual será o valor que você poderá gastar, para o próximo mês pagar.
Lembrando: o cartão é uma ferramenta para pagamento e não a despesa em si.
Cuidado: Não emprestar cartão de crédito
Ao emprestar seu cartão existe uma possibilidade de não receber o valor na data combinada e colocar em risco o relacionamento com essa pessoa. Por isso seja firme e diga não. Jamais empreste seu cartão.
Datas de vencimento
É muito importante que você seja muito organizado com as datas de pagamentos para não acabar pagando juros desnecessários e comprometendo ainda mais seu orçamento.
Conheça as datas e sempre as deixe marcadas em algum lugar visível. E não se esqueça de ver as melhores datas para realização de compra.
Parcelamento de compras: o vilão!
Quando você utiliza a opção de parcelar você precisa manter ainda mais uma organização e controle para não acabar esquecendo. Quando você faz diversos parcelamentos e não faz o acompanhamento dos gastos muitas vezes pensa apenas no valor da parcela e esquece dos outros gastos já comprometidos com o pagamento. Atenção!
Foto: Getty Images/iStockphoto
Fonte: Dinheirama