PUBLICIDADE
Apenas como narrador da National Geographic, Júlio Franco coleciona centenas de trabalhos: “Já são mais de 1.270 documentários”
16/09/2019 15:07 em Entretenimento

Além de dar detalhes sobre sua carreira profissional e curiosidades, destaca a importância da linguagem bem falada e sobre seus novos trabalhos.

 

 

Por Nando Silva

16/09/2019, às 16h01

 

Na última “Sexta-Feira, 13”, a entrevista do “Sextou” não foi referente a superstições ou coisas do tipo, tais como não se arriscar em baixo da escada ou passar longe de gato preto. Todas essas histórias são bases de crenças populares a fim de aumentar sua popularidade, disseminação e garantir o temor de quem as acompanha.

A mesma emoção sentida para quem acompanha filmes e séries do cinema em que o medo prevalece, pode ser facilmente notada quando sua narração é composta por uma interpretação bem elaborada, o qual o medo e a alegria podem ser captadas pelo telespectador.

A ferramenta para transmitir emoção foi primordial também para a entrada de um profissional como narrador oficial da National Geographic (NatGeo), em 2000. Júlio Franco teve o aval positivo da NatGeo após realizar um teste de narração de um documentário. Depois de aprovado, foi de Franco a voz que marcaria a inauguração da empresa no Brasil, cuja cerimônia aconteceu no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. “Já são mais de 1.270 documentários narrados só pela National Geographic.”

Após conseguir o DRT, que deu direito ao Registro Profissional e, consequentemente, ao ato de atuar em várias profissões regulamentadas pelo Ministério do Trabalho, Júlio atua como locutor, apresentador, narrador, entre outros. Como locutor também atuou nas assinaturas em empresas de dublagem em São Paulo, como Centauro e MasterSound, a última, extinta em 2009.

Formou-se em Engenharia Mecânica, porém, não satisfeito com a profissão, buscou o caminho da locução. Seu objetivo inicial foi conquistado, quando conseguiu o estágio na Rádio Bandeirantes, no final dos anos 1990.

Já como narrador, o paulistano de Guarulhos começou no History Channel, um conhecido canal de documentários, com exibição de trabalhos em canal fechado.  

O National Geographic (NatGeo) e a History Chanel são canais especializados em produzir documentários e divulgá-los em larga escala, inclusive, para o Brasil.

Assim que todo o conteúdo é gravado em solo estrangeiro, como nos Estados Unidos, o diretor de dublagem é o responsável em escalar quem vai fazer determinado papel do produto em questão. O dublador e narrador são informados sobre cada função por determinação dos diretores de dublagem que, geralmente, também são dubladores por profissão.

Acompanhe a íntegra da entrevista com Júlio Franco ao “Sextou”, do último 13 de setembro. Além de dar detalhes sobre sua carreira profissional e curiosidades, destaca a importância da linguagem bem falada e sobre seus novos trabalhos.   

Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS