Embora tenham suas diferenças, a apneia do sono e o ronco possuem uma forte relação. As duas doenças podem ser consideradas respiratórias e atingem, principalmente, pessoas com mais de 50 anos. Calcula-se que 30% dos roncadores sofram também com a apneia.
O ronco é três vezes mais comum em obesos e atinge uma em cada oito pessoas no país. Ele é causado por uma obstrução parcial das vias aéreas superiores, e é devido à dificuldade do ar em passar pelas cavidades respiratórias que acontece aquele som incômodo e característico do ronco.
Já a apneia, que também é um distúrbio do sono assim como o ronco, é causada pela interrupção da respiração devido ao fechamento da passagem do ar no nível da garganta. Esse fechamento pode durar vários segundos e até mesmo minutos, e a pessoa só volta a respirar quando um reflexo do organismo consegue reabrir a passagem do ar. Isso pode se repetir várias vezes em uma noite!
Tipos e causas da apneia do sono
Existem três tipos de apneia do sono: obstrutiva, central e mista, que é uma mistura das duas primeiras. Para compreender cada uma delas, é preciso ter certa noção de suas causas.
Apneia obstrutiva do sono (AOS)
A apneia obstrutiva do sono é o tipo mais comum de apneia do sono, constituindo 84% dos diagnósticos de apneia do sono. Na maioria dos casos de apneia obstrutiva do sono, o ar para de fluir para os pulmões, devido a uma obstrução na via respiratória superior, isto é, no nariz ou na garganta.
A via respiratória superior pode ficar obstruída pelos seguintes motivos:
· Os músculos relaxam durante o sono, obstruindo a passagem de ar*
· O peso do seu pescoço estreita as vias respiratórias
· Amígdalas inflamadas ou outros motivos temporários
· Razões estruturais, tais como a forma do nariz, do pescoço ou da mandíbula
* O estreitamento da via respiratória provoca uma vibração na garganta que gera o ruído do ronco.
Apneia central do sono (ACS)
As pessoas com ACS não costumam roncar, por isso, certas vezes, a doença passa despercebida. A apneia central do sono (ACS) é o tipo menos prevalente de apneia do sono, e pode ser causada por insuficiência cardíaca ou uma doença ou lesão que envolva o cérebro, tais como:
· AVC
· Tumor cerebral
· Infecção viral no cérebro
· Doença respiratória crônica
Apneia mista do sono
Esta é uma mistura da AOS (quando existe uma obstrução da via respiratória superior) com a ACS (quando não há esforço respiratório), e é o tipo menos comum de apneia do sono. Seu médico poderá ajudá-lo a entender mais sobre isso, se for o caso. Se você tiver alguma suspeita de que tem algum tipo de apneia do sono, consulte o seu médico.
Sinais e sintomas
– Ronco
– Respiração ofegante
– Sensação de sufocamento ao dormir
– Sono agitado
– Dificuldade de concentração
– Dor de cabeça matinal
Tratamento:
É recomendada a perda de peso, evitar consumir bebidas alcoólicas, fazer exercícios físicos regularmente e parar de fumar para garantir melhor qualidade de vida de maneira geral, uma vez que essas são responsáveis pelo desenvolvimento de várias doenças crônicas.
(Colaborou: Giselle Messias)