Disputa, que completa 10 anos em Rio Preto, começou no dia 12 de abril com 15 bares. Neste ano, todos os petiscos serão vendidos a R$ 20, em comemoração às duas décadas do concurso no Brasil
Está chegando a hora de escolher, mais uma vez, qual é o melhor “buteco” da cidade. A edição 2019 do Comida di Buteco começou no dia 12 de abril. Em Rio Preto, o concurso, que completa uma década neste ano, vai até o dia 5 de maio e contará com a participação de 15 bares, sendo três de Mirassol.
Uma grande novidade desta edição é que, para celebrar os 20 anos de história do concurso no Brasil, todos os petiscos concorrentes terão preço fixo de R$ 20. A disputa, que teve origem em 2000, na cidade de Belo Horizonte, ocorre em 21 cidades simultaneamente e elege desde 2016 também o melhor buteco do Brasil. É o primeiro concurso do gênero no País.
O Comida di Buteco tem como missão transformar vidas por meio da cozinha raiz. São estabelecimentos em que os proprietários estão à frente do negócio, não pertencendo a redes ou franquias. Têm a identidade do dono e, muitas vezes, funcionam como extensão de sua casa e envolvem outras pessoas da família.
Dos 15 bares que concorrem na edição de Rio Preto este ano, oito são estreantes. O atual bicampeão é o Bar do Cidinho.
Bar do Cidinho (Pilãozinho Caipira) São José do Rio Preto -SP Foto: Divulgação
Com duas décadas, o Comida di Buteco já extrapolou sua natureza e virou o representante de um grande movimento nacional de valorização da cultura de “buteco” e da cozinha de raiz, demarcando abril como o mês do “buteco” no Brasil.
“Eu fico muito impressionado com a capacidade que o Comida di Buteco tem de transformar a realidade das famílias daquele pequeno empreendedor do setor de bares e restaurantes, ajudando a construir um Brasil melhor”, diz Paulo Solmucci, presidente nacional da Abrasel/Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
Bares participantes e petiscos:
Bar do Cidinho - Pilãozinho Caipira
Bar do Magrão - Bolinho Fuscaldo
Bendito Botequim - Bendito Cupim no Tacho
Buteko do Fidelis - Linguiça Dona Ana
Chimboca Bar (Mirassol) - Linguiça de Costela
Dina's Bar - Codorna do Dina's
Eisbar - Porcolícia
Espeteria Dallas (Mirassol) - Recheadinho de Oliva
Farofa Butiquim - Atunzera
Fino Sabor - Kibe do Capitão Jack
Gambófa - Mr. Pig
Santo Arco (Mirassol) - Bolinho de Costela
Seu Garçom - Bolinhos da Mama 20
Toca da Coruja - Ninho da Coruja
Valumania - Petisco Valu Calabre
Mecânica do concurso
Elege-se o Melhor Buteco da cidade!
Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os “butecos” pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Julho.
Patrocinadores 2019
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum “buteco” participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.
Banco Oficial: Santander/Getnet
Esta iniciativa faz parte da estratégia de patrocínios do Banco, que tem como objetivo associar a marca Santander a renomados eventos de gastronomia, ser reconhecido como o Banco da Gastronomia e, principalmente, gerar negócios em toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final.
Durante o período do concurso, o Banco realizará diversas ações nos locais participantes, inclusive um jogo americano personalizado do Santander, e presença com destaque nas peças de merchandising presente em todos os “butecos”. Clientes Santander que efetuarem o pagamento com cartões do banco ou com o Santander Pass terão 10% de desconto no valor da batata frita participante do concurso.
Empresas patrocinadoras em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO:
Cerveja oficial: Brahma Extra
Apresentador: Perdigão
Patrocinadores: Coca Cola, McCain
Banco Oficial: Santander/Getnet
Apoiadores: Reserva 51, Chandon, Trident, Dickies, Abrasel, Diário da Região. J Silva, Museu da Casa Brasileira, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura, Prefeitura de Rio Preto – Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, CBN, Senac, Iguatemi, Unilago.
Promoção: TV TEM
Resultados dos 20 anos
o 21 cidades de Norte a Sul do País
o 5.163 “butecos”
o 4.868 milhões de votos
o 3.534 milhões de petiscos vendidos
o 41.796 mil empregos gerados
o 80 milhões de pessoas impactadas
o 500.892 milhões em mídia espontânea
Santo Arco (Bolinho de Costela) São José do Rio Preto -SP Foto: Divulgação