PUBLICIDADE
EM RIO PRETO: Quem recusar vacina por causa da marca terá de assinar termo de responsabilidade
29/06/2021 12:49 em Saúde

A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou que a partir desta terça-feira (29) as pessoas que se recusarem tomar a vacina contra a Covid-19 por conta da marca terão que assinar o Termo de Recusa e Responsabilidade. Esse documento será anexado ao prontuário médico do paciente na rede municipal de saúde e vai constar que a Secretaria ofereceu a vacina dentro do calendário, mas se recusou a tomar.

Por nota, a Saúde informou que ainda não há um percentual de recusa e que os casos verificados até agora ocorreram em apenas algumas unidades de vacinação. “A partir de agora, com a adoção do termo, esses casos serão acompanhados estatisticamente”, diz a Saúde.

A gerente de imunização Michela Barcelos comentou sobre os casos de recusa na vacinação. “A Saúde lamenta que as pessoas estejam se mantendo vulneráveis ao vírus por conta de escolha de vacinas. Todas as doses disponíveis são aprovadas pela Anvisa e são eficazes contra a Covid-19. Esse tipo de ação causa atraso na cronograma de imunização. Reforçamos que as doses que serão aplicadas são as que estiverem disponíveis”, afirmou.

Nesta segunda-feira (28) teve início a imunização em pessoas de 43 anos. Na repescagem no sábado (26) foram 1.770 doses aplicadas. A Saúde aguarda a chegada de novas doses para confirmar as próximas etapas. No Vacinômetro, Rio Preto conta com 286.447 doses aplicadas, sendo 211.859 na primeira etapa e 74.588 na segunda. As doses já disponibilizadas no município foram CoronaVac, AstraZeneca, Pfeizer e Janssen.

A partir desta terça-feira (29), a vacinação contra a Covid-19 será centralizada nas unidades de saúde e demais equipamentos público, enquanto a Swift estará temporariamente fechada. As doses serão aplicadas de acordo com o estoque disponível em cada unidade.

 

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior

COMENTÁRIOS